• 2

Quais os documentos necessários para fazer a inscrição?

• I - Certidão de Nascimento da Criança/Adolescente;
    • II - Nº do CPF da criança;
    • III - RG e CPF do responsável legal;
    • IV - Comprovante de endereço;
    • V - Cartão Bolsa Família, se for o caso;
    • VI - Número de telefone para contato;
    • VII - Se aluno com vida escolar, Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade;

OBS.: É dever do responsável fornecer informações fidedignas durante o cadastro, caso contrário não será validada sua inscrição.

• 3

Como saber a etapa de ensino para a idade do meu filho?

• De acordo com a data corte estabelecida por lei federal (31/03), calcule a idade que seu filho terá no ano de 2021.

• I - Etapa - Educação Infantil
    • a) Creche(02 anos): estudantes com dois anos completos ou a completar até 31 de março do ano em que se realiza a matrícula;
    • b) Creche(03 anos): estudantes com três anos completos ou a completar até 31 de março do ano em que se realiza a matrícula;
    • c) Pré I: estudantes com quatro anos completos ou a completar até 31 de março do ano em que se realiza a matrícula.
    • d) Pré II: estudantes com cinco anos completos ou a completar até 31 de março do ano em que se realiza a matrícula.

• II Etapa - Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)
    • a) 1º Ano: estudantes com seis anos completos ou a completar até 31 de março do ano em que se realiza a matrícula.
    • b) Estudantes em idade escolar para ingresso no 2º até o 5º ano.
  • 4

Como realizo o cadastro de filhos gêmeos?

• Ao realizar a inscrição, na aba OUTROS terá um campo chamado Candidato Tem Irmão Gêmeo, este campo deverá ser informado com a opção SIM para ambos os cadastros. Para que o sistema reconheça os irmãos, o CPF do responsável deverá ser o mesmo em ambas as inscrições.
  • 5

Meu filho(a) não está na série conforme a idade, está adiantado ou atrasado, o que devo fazer?

• Para realizar a inscrição de casos distorção série/idade, o responsável legal terá que entrar em contato com a SEMED pelos telefones: 69-98473-6447/98432-0040 das 8h às 14h.
  • 6

Após ter conseguido a vaga na Rede Municipal, qual a documentação necessária a apresentar no ato da matrícula na Unidade Escolar?

• No ato da matrícula, o pai ou responsável legal deverá entregar na secretaria da Unidade Escolar os seguintes documentos (original e fotocópia):

• I - Certidão de nascimento da criança/adolescente;
    • II - CPF do Estudante;
    • III - Cartão do SUS do estudante;
    • IV - Carteira de vacinação atualizada;
    • V - Duas (02) fotos 3X4 do aluno;
    • VI - Cartão do Bolsa Família, se for o caso;
    • VII - Comprovante de residência atualizado;
    • VIII - RG e CPF do responsável legal;
    • IX - Laudo médico, para Pessoa com Deficiência (PcD);
    • X - Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade;
    • XI - Documento Judicial de Guarda do menor, se for o caso.

Prefeitura Municipal de Porto Velho - Secretaria de Educação